quarta-feira, 4 de abril de 2012

VOCÊ SABE ESCOLHER?


Hoje, vamos dar atenção a outro ponto importante não só das nossas vidas como também da política: como fazemos nossas escolhas. Vamos começar com temas mais comuns. Como alguém precisa ser para você namorar? 1- ser bonito(a), 2- ser simpático(a), 3- ser divertido(a), 4- ter tempo para você, 5- gostar de cinema. Faça agora esse exercício. Pense nos SEUS critérios para ‘eleger’ um namorado ou uma namorada.

Vamos adiante. Quais os critérios para escolher um amigo ou amiga? 1- ser verdadeiro(a), 2- ser honesto, 3- ter paciência para te escutar, 4- te fazer ver o mundo de forma diferente, 5- gostar de não fazer nada. Repita o exercício. Como alguém pode merecer sua amizade? Passemos para algo mais complexo.

Você quer escolher um profissional, pode ser médico ou um professor de violão. Então, já pensa que ele tem que: 1- ter conhecimento técnico, 2- ter responsabilidade, 3- ser atencioso, 4- ser dedicado, 5- gostar do que faz. Quando se trata de escolher alguém que vai trabalhar para você, esses critérios são essenciais, não é verdade? Além desses, quais outros você listaria?

Chegamos onde eu queria. Começo logo com a pergunta: quais os critérios para escolher um político ou governante? Pode parecer um absurdo, mas raramente pensamos nisso. Votamos (escolhemos) em alguém porque é bonito, porque minha família vota há muito tempo, porque fala bem. Não votamos em outro porque o achamos metido, porque nunca ouvimos falar dele ou porque meu amigo não vota.
Peraí! Numa eleição, estamos escolhendo pessoas muito importantes para nossas vidas (ou você acha que consegue viver em uma sociedade sem o poder público, cara pálida?). E justamente nessa hora, a gente não pensa para escolher?

No Brasil, os critérios para a escolha de políticos são um horror! Clientelismo e favorecimento pessoal encabeçam essa lista. E depois queremos que eles sejam honestos! Pode? Mas esse é um papo pra outro momento. Vamos ao que interessa. Critérios para escolher um político ou governante:

1-      ter conhecimento de administração, principalmente, administração pública, já que vai ser um gestor da máquina pública (no caso de eleitos para o poder executivo) ou vai fiscalizá-la (eleitos para o legislativo);
2-      conhecer as demandas da sociedade e ter disponibilidade para continuar procurando por elas e atendê-las;
3-      ser honesto, trabalhador, ético;
4-      ter espírito público, ou seja, ter satisfação em trabalhar pelo bem comum, para a evolução de toda a sociedade, pelo bem-estar da comunidade;
5-      ter senso de justiça e de oportunidade para fazer boas escolhas durante o mandato.

E quanto aos SEUS critérios? Vamos engordar essa lista? Comente!

30 comentários:

  1. Em minha visão enquanto cidadã, um governante ou político antes de ser qualquer coisa tem que ser honesto, e por trás da honestidade se acumulam várias outras qualidades de grande peso como: ter uma ideologia político-partidária bem definida, ser bastante expressivo,caráter, gentileza quando possível, humildade, respeito e principalmente o compromisso já que concorre a um cargo de grande responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Um político na minha opinião tem que ter honestidade, ser responsável, compromissado e principalmente honrar com seus compromissos.

    ResponderExcluir
  3. Um governante ideal pra mim é aquele que antes de tudo é honesto, fiel e que possui palavra e caráter. Um político consciente de que ele é um representante do povo e não dos seus interesses ou do seu partido.

    ResponderExcluir
  4. O político ideal para que a sociedade se torne mais justa, seria aquele que possui caráter, boa formação, respeito e além de tudo muita competência.
    COMENTÁRIO DO ALUNO BRENO BRETAS.

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, um político deve ser capaz de colocar os interesses públicos acima dos seus próprios interesses, deve ser honesto, tendo uma vida limpa e sua origem claramente identificada pelo eleitor, deve ser persiste, mas acima de tudo deve estar preparado,pois quando não há um projeto de vida voltado para aquele objetivo,ele emprega nisso pouco trabalho e tem dificuldade para se manter no poder.

    ResponderExcluir
  6. Honesto, humilde e que almeje a evolução da cidade juntamente com a da população.
    COMENTÁRIO DE BÁRBARA SCALCO SURERUS DE ALMEIDA.

    ResponderExcluir
  7. O governante deve ser honesto, ético e não deve colocar seus projetos pessoais acima dos projetos coletivos, esse governante deve acima de tudo contribuir com a comunidade, realizando projetos para a comunidade e não fazendo projetos que ajudam a ele mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Escolher políticos pra representarem nós cidadãos requer critérios para que essa escolha mo futuro não comprometa nossos municípios, trabalhos, lares, escolas, entre outros .Esse critérios pra essa escolha ajudara a escolher o político certo. Dentre esses estão : Bom caráter, pensamento em prol da sociedade, justo,respeitar a sociedade e responsabilidade com o cargo de tal importância.
    Gabriela Carvalho

    ResponderExcluir
  9. Um bom governante é aquele que acima de tudo aja de acordo com as necessidades e interesses da sociedade com honestidade, ética e justiça.
    Comentário de Maria Luisa Gurgel Braga.

    ResponderExcluir
  10. Enquanto profissional, o governante, tem que ter caráter e honestidade. E por ele assumir um cargo onde requer muita humildade, perseverança, carisma, o dom da palavra, ser flexível, pois ele viverá no meio onde surgirão muitas opiniões diferentes, tem que ser democrático e além de tudo ser muito responsável.
    COMENTÁRIO DE ANTENOR RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  11. Acima de tudo, um bom político deve ter caráter, mas também compromisso com o público, coragem, liderança e principalmente segurança nos momentos mais decisivos de sua carreira, sem fugir de suas responsabilidades.

    ResponderExcluir
  12. Para mim, na hora de escolher um político/governante, este tem que entender o que faz o cargo ao qual está se candidatando ou pelo menos, se dispor a compreender e exercer corretamente. Além disso, um bom político, ele tem que estar ciente do que ocorre na sociedade e fatos básicos sobre nosso país e estar disposto a alterar o que for necessário. Mais uma questão que deve ser levado em conta é se ele é influenciável pelos outros, pois um político que é influenciado pelo outro na hora de votar não é um bom atuante. Também, ele deve compreender que ele deve fazer jús ao salário que irá receber e estar lá mais pela vontade de mudar.

    ResponderExcluir
  13. ética,empreendedorismo,plano de governo

    ResponderExcluir
  14. Para que ocupe um cargo tão importante e que traz uma grande responsabilidade governantes e/ou políticos devem ter principalmente caráter já que é essa qualidade envolve outras de suma importância como a humildade, alegria, carisma, dom da palavra e a responsabilidade para que se exerça tal função.

    ResponderExcluir
  15. Por ser a primeira vez que voto, estou muito empolgada e determinada a escolher o candidato que melhor atenda às minhas expectativas,que acho que são as mesmas de todos os jovens.Atendimento ao lazer, meio ambiente, cultura, educação, saúde...
    O candidato que tenha um plano de governo que atenda a essas expectativas,que demonstre maturidade e compromisso, que dê importância ao coletivo, que conheça os problemas e as necessidades da população e do local onde irá governar, com certeza terá o meu voto.
    Lembrando que, para mim, honestidade não é uma qualidade, e sim obrigação de todos nós.

    ResponderExcluir
  16. Um bom político além de saber como lidar com seu cargo e função sendo estudado e bem informado deve ter um ideal muito bem formado além de caráter limpo perante a sociedade, humildade, comunicação se expressando bem, compromisso, responsabilidade e interesses coletivos.

    ResponderExcluir
  17. Político tem que ter boa voz? Tem que ser bem aparentado? Quem sabe, tem que ser um palhaço? As pessoas, muitas vezes leigas, não levam a política, o poder do voto a sério. Essas pessoas julgam por aparência e por maior feição, um conceito errôneo já que este não é o papel de nossos governadores.
    Em minha opinião, não devemos julgar por estes e outros motivos. Devemos olhar para a capacidade prática de cada político de exercer seu papel, o seu respeito aos cidadãos, à honestidade quanto governante, ao caráter e, principalmente, o compromisso de conseguir olhar para o povo, a nação ou município, o qual ele (a) governa, e saber identificar o que está ruim, o que precisa ser modificado para que consiga chegar a uma sociedade realmente democrática e justa.
    - Ivan de Castro

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião, é importante que o governante saiba exercer a liderança, ou seja, ter a capacidade de liderar de maneira consciente. Ele tem que estar disposto a trabalhar em função da melhoria das condições de vida da sociedade, dedicando-se ao bem coletivo e não com o objetivo de beneficiar a si próprio. Uma das características mais importantes, senão a mais importante, é a honestidade, ou melhor, a prática da verdade, que consta na sinceridade em atos, palavras e caráter.

    ResponderExcluir
  19. O político ideal, antes de tudo tem que ser honesto, tanto com a população, quanto com si próprio. Ter palavra, competência, sem prometer o que não poderá cumprir. É importante ser trabalhador, estando disposto a trabalhar pelo bem comum ao invés de se auto- beneficiar.

    ResponderExcluir
  20. Para ser um bom político ele deve ser honesto, colocar os interesses da sociedade em primeiro plano e que tenha um bom conhecimento de todas as áreas de sua profissão

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião,enquanto cidadã um político ideal deve apresentar as seguintes características:
    1- Ser honesto;
    2- Estar disposta a ajudar a população, não apenas disposto a aproveitar os benefícios que o cargo oferece;
    3- Cumprir todas as propostas feitas durante o período eleitoral;

    ResponderExcluir
  22. _ Um político ideal seria aquele que tenha autodomínio no sentido de que ao assumir um grande cargo, não se desvie dos seus valores provavelmente adquiridos durante sua vida como um cidadão comum, visando portanto o bem que comum, o que´e o dever de todo político.

    _ Um político ideal seria aquele que fosse eleito por cidadãos que se baseiam em critérios fundamentados no dever do político para com TODA a sociedade, e não critérios pessoais e influenciáveis, pois mesmo aqueles que votam querendo uma "vida boa" para si, só o terão quando toda a sociedade o tiver, havendo assim a harmonia.

    Aléxia B. Mappa- 2º ano

    ResponderExcluir
  23. Um bom politico é aquele que pensa no bem da sociedade como num todo, que tenha honestidade e responsabilidade para exercer seus deveres.
    Paloma Marcenes.

    ResponderExcluir
  24. Um bom político tem a obrigação de cuidar dos interesses da comunidade que representa. É necessário a sinceridade, admitindo suas falhas enquanto ocupa o cargo público. Além disso, deve respeitar a opinião dos opositores, defendendo a sua com coerência.

    ResponderExcluir
  25. Ter um voto consciente é fundamental, já que essa escolha influencia na vida de todos. Dessa forma, acredito que o candidato precisa transmitir honestidade, inteligência e ser comprometido para cumprir o que prometeu. Além disso, é preciso ser bom administrador e transparente, para cuidar das finanças e apresentar os gastos da gestão para a população. Essas são características básicas que um candidato deve ter para conseguir alcançar uma carreira política que agrade a maioria das pessoas.
    Laura Carvalho

    ResponderExcluir
  26. Para mim, um político deveria ser principalmente: honesto,pessoa de caráter, humilde, que cumpra com suas devidas obrigações e compromisso com os seus deveres e usufruir corretamente dos seus direitos.
    Laura Cardoso

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que um bom politico deve ser honesto, de bom caráter , com boas propostas e um bom coração.Deve também ser conhecido e se expor o que está fazendo de bom para a sociedade.Também não pode priorizar só uma classe social e ajudar a todos

    ResponderExcluir
  28. ALUNO : EDUARDO

    Os criterios na minbha opiniao, para que um politico exercer um cargo digno sao :
    1. Tem que ter responsabilidade de exercer o cargo em que ele atua;
    2. Comprometimento com o cargo, carisma , humildade;
    3. Nao prejudicar o local em que e trabalha e ser responsavel pelas pessoas que votaram nele

    ResponderExcluir
  29. Para mim um bom politico e aquele que exerce a democracia e administra o governo para todos

    ResponderExcluir
  30. Primeiramente devemos pesquisar sobre o político que pretendemos eleger, assim iremos conhece-lo e analisar se ele tem um perfil para representar a nossa sociedade, como ser responsavel, ter respeito, comprometimento e essencialmente ser honesto.
    Bárbara Santos.

    ResponderExcluir

No Jp, os comentários são moderados. Por isso, não são publicados automaticamente. Obrigada por participar!