sábado, 8 de junho de 2013

O ANALFABETO POLÍTICO


Pessoal, seguem duas poesias de Bertolt Brecht. Acham que ele está certo?

O ANALFABETO POLÍTICO


"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. 

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

E mais:

NADA É IMPOSSÍVEL DE MUDAR

"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar." 

3 comentários:

  1. A pessoa que é analfabeta politica é aquela que não participa de maneira nenhuma com a politica, e vive reivindicando as coisas que o governo faz. Mas não percebe que a culpa não é do governo mas sim dela, por não participar e eleger um governante mais confiável e honesto.
    Segundo Maquiavel o povo é a peça fundamental da manutenção do poder que quer dizer que a cidadão não pode ser omisso diante da questão do poder do Estado.

    João Marcos Pedrosa Murta e Thassio Douglas Morais dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. o texto é bem descritivo pois, foca bastante no ser de um analfabeto politico ao dizer que esse não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.Sendo assim esse cidadão "analfabeto politicamente" não possui o direito de reclamar das ações realizadas pelos políticos porque não busca saber as proposta de cada politico para nossa sociedade.Como dizia Maquiavel "o governante tem de governar para todos",por isso devemos pensar bem em que candidato votar para depois não ficar reclamando dos políticos sendo que a culpa é toda sua! Otávio e Vinicius. HUHU

    ResponderExcluir
  3. Isabela Cristina, Natália Braga, Guilherme Marinho:
    É preciso despertarmos-nos de nosso sono dogmático e participarmos, como cidadãos, da política, seja ela qual for. A política não envolve apenas os representantes eleitos por nós, mas também nossas escolhas e ações diárias. Cabe a cada um de nós sermos éticos e agirmos com responsabilidade diante dos demais com os quais convivemos juntos. Só assim, seremos justos ao cobrar ações das maiores autoridades políticas do país.

    ResponderExcluir

No Jp, os comentários são moderados. Por isso, não são publicados automaticamente. Obrigada por participar!