Falar de política? Pra quê?

Não, eu não vou começar esse texto repetindo aquele velho clichê que diz que os jovens são o futuro do nosso país, blá, blá, blá. Acho que todo jovem pode falar de política porque não é da natureza juvenil gostar de ser alienado. Acho que é uma opção. Você escolhe se vai falar sobre assuntos mais densos ou só sobre amenidades. Antes de fazer essa escolha, aí vão três bons motivos para dar um pouquinho de atenção à política.

1- A política é inerente ao ser humano, que é um ser social, que organiza sua vida em sociedade. Por acaso você vive em alguma colmeia? Se disse que sim para fugir desse argumento, se deu mal. Até as abelhas se organizam para viver em conjunto e, portanto, tem lá sua política estabelecida! Não tem jeito. Você, querendo ou não, faz parte da política. Vai 'arregar'?

2- Em nossa política, elegemos pessoas para nos representar, fazer leis e prover serviços públicos essenciais para nossas vidas. Se são essenciais, é porque fazem falta, precisamos dessas coisas. Sendo assim, não dá para virar as costas. Temos que saber o que eles estão fazendo e como estão fazendo. São pessoas que trabalham para nós. Você já viu algum chefe não conhecer o trabalho de seus funcionários? Pois, é... Muita gente não sabe o que nossos eleitos precisam fazer, nem como a máquina pública funciona. Que tipo de chefe você quer ser? O bobão?

3- Para que você consiga ser sujeito (e não objeto) da política, precisa saber participar. Nas eleições, ou você faz a sua parte (fazendo uma boa escolha) ou deixa os outros escolherem por você. Sua mamãe ainda escolhe a roupa que você vai usar? Rs... Brincadeirinha, foi só pra provocar! Eu quis dizer que você já tem maturidade para compreender o processo democrático e a necessidade de participar dele de maneira responsável.

Aqui no "Jp" vamos discutir temas capazes de ajudar você a ser um jovem politizado, capaz de ser um cidadão corajoso, um bom chefe e sujeito do processo! E se alguém te fizer a pergunta: "Falar de política, pra quê?", mande o link do blog! Quem sabe ele não se toca!?

10 comentários:

  1. Concordo com você, Lidiane! A política deve ser mais bem apresentada aos jovens, para que não fiquemos repetindo ditados... O que nos falta são meio de acessos que comumente usamos ( como o seu blog ). De início gostei de como você escreve, espero conseguir debater muitas idéias com você.. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tainá! Pois é... A proposta do Jp é oportunizar acesso a informação de qualidade sobre política. Porém, o blog só vai dar certo se, a cada dia, conseguir atingir mais e mais jovens! Conto com sua ajuda não só para enriquecer nossas discussões, mas para fazer com que mais jovens possam participar delas! Até sempre!

      Excluir
  2. Como posso participar da vida política da minha sociedade sendo jovem e não votando? Achei muito interessante o blog, e vi que realmente falar de política é mesmo muito importante, como você disse: "Você, querendo ou não, faz parte da política. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que escreveu! Já é a primeira forma de participação na política: falar sobre ela de forma mais responsável! Mas acreditamos que outro passo importante para ser um cidadão de verdade, politizado, é não fazer isso anonimamente, rs... Apresente-se! Será um prazer continuar nossa conversa, pois o que você colocou é um excelente assunto! O Jp está te esperando!

      Excluir
    2. Desculpe não ter me apresentado na primeira vez que escrevi.. rs, meu nome é Gabriel Viana e fiquei muito interessado no blog. Espero conversar e ler mais sobre idéias sobre política e sobre a nossa sociedade!

      Excluir
    3. Oi, Gabriel, seja bem-vindo! Faça o cadastro com uma conta do google e seja nosso seguidor! Que bom que se interessa por política. Quer sugerir algum assunto, apontar alguma dúvida para tratarmos aqui?

      Excluir
  3. Olá.. Sou Presidente do PSL Jovem, da minha cidade, cargo o qual assumi a pouco tempo, pois o Partido tomou como iniciativa, dar a oportunidade do jovem estar se relacionando e tendo voz ativa na política. Achei muito interessante o blog e concordo com o que escreveu.. Acredito sim que o jovem é o futuro do nosso planeta, mas como disse; não devemos ficar nos clichês de sempre.. e sim mostrarmos aos nossos políticos que os jovens estão aqui, para darmos a nossa contribuição e também cobrando deles, que cumpram com suas promessas.. e façam sempre o melhor para a população em geral.. Gostaria de continuar interagindo com o blog, pois tenho o objetivo e dever, de estar levando aos jovens da minha cidade, informações em relação a atuação dos jovens na política.. Até mais... Att//Franciele Staudt *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Franciele! É um prazer recebê-la por aqui! Só não vamos falar de partidos, ok?! Falamos da essência da política e de questões que circundam o tema, mas sem citar nomes, legendas, etc. Quantos anos você tem? Achei bacana a sua disposição para se envolver. O que a motivou? Um abração!

      Excluir
  4. Concordamos com você, Lidiane! Para sermos adultos conscientes, devemos ser primeiramente jovens com atitudes não alienantes, principalmente em relação à política, que envolve também as ações cotidianas de cada um. Devemos lembrar que o homem é o animal político, como dizia o filósofo Aristóteles. Logo, a política é imprescindível para a organização da sociedade e do atendimento às necessidades de todos, do bem comum. Nesse sentido, não podemos julgar os políticos antes de melhorarmos nossas próprias atitudes, como na escola, família, trabalho, relacionamentos, amigos, enfim, em todos os âmbitos que relacionam a convivência em sociedade.

    Camila Félix e Carolina Carvalho - 2º ano EM, ISAP.

    ResponderExcluir
  5. A politica é extremamente importante, por isso devemos buscar compreender, entender e pratica-la corretamente para que não cometamos erros que podem ser prejudiciais a todos nos.Maquiavel tinha uma visão diferente dos outros filósofos mais antigos,afirmando a finalidade da politica como a arte da conquista e da conservação do poder, o que é dificultado pela diversidade de interesses. Podemos perceber isso no texto ao citar a colmeia, onde até mesmo no reino animal a organização é necessária, que essa diversidade de interesses faz com que haja tantos conflitos e contradições quando se trata de politica, pois cada ser tem sua maneira de pensar e de agir. Na Antiguidade grega, Aristóteles acreditava que a ética e a politica estão intercaladas, neste período, o objetivo era a convivência e o bem comum.Já para Maquiavel, ética e politica nunca esteve relacionado,pelo contrario, para ele a politica surge como meio para evitar a intolerância e o abuso do poder. Com tudo isso, é possível perceber que as adversidades sempre existiram, é necessário que cada um procure conhecer e entender, para que a politica, que é extremamente necessária,tanto nas eleições como no dia a dia, não se torne um grande inimigo.

    Taísa França

    ResponderExcluir

No Jp, os comentários são moderados. Por isso, não são publicados automaticamente. Obrigada por participar!