Papagaio de pirata?


Todo político é corrupto. Nenhum governo presta. No Brasil, tudo acaba em pizza. Quem nunca repetiu essas frases nas conversas de boteco? Se você nunca falou de política, não pense que está melhor na fita. É bom começar a mudar isso. Mas se já tratou do assunto, dificilmente não fez comentários parecidos.

Veja como começa a avaliação de um político: a gente não conhece a vida dele, não sabe o que ele já fez pelo povo, não faz ideia de seus projetos em andamento, nunca acompanhou seu governo. E quando alguém pergunta a nossa opinião, a gente vai logo tecendo um milhão de críticas. Tá na moda falar mal do governo, falar mal do político. É ‘cult’ ter um posicionamento político e mais ‘cult’ ainda ser contra. Será que tem algo de ‘cult’ falar sem ter conhecimento? Será que é ‘cult’ imitar os outros, repetir o que os outros dizem, num reflexo irracional de papagaio de pirata?

O problema é que quando agimos assim estamos reproduzindo um discurso sem pensar realmente nele. Repetir o que estão falando por aí é ter uma atitude passiva, alienada. Aliás, é NÃO TER ATITUDE. Precisamos olhar para o objeto de nossa avaliação, antes de falar qualquer coisa. Precisamos de informação oficial e de fontes de credibilidade. Precisamos ter critérios claros para compreender e avaliar as ações governamentais. Ter opinião própria e opinião de qualidade!

Então, pare já de reproduzir esse discurso já entranhado em nossa vida, pare de repetir o que viu na televisão. Discursos prontos são feitos justamente para nos impedir de pensar por nós mesmos. E aí? Vai preferir uma opinião ‘enlatada’ a um pouquinho de informação e autênticas discussões? É claro que não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No Jp, os comentários são moderados. Por isso, não são publicados automaticamente. Obrigada por participar!